2006-12-31

A 15 metros da praia ou "É isto o Portugal?"

É isto o Portugal?
É isto o Portugal?
É isto o Portugal?
A pergunta era repetida como um grito de raiva por aquele senhor que a tudo assistiu impotente na praia, vendo morrer um a um aqueles pescadores, naquelas águas tumultuosas, até à chegada dos meios de socorro.

Num país com uma costa como a nossa, com julgo eu 900km, teria que haver meios de emergência e socorro montados, de forma que a partir de um alerta, em poucos minutos houvessem meios de socorro no local.
Os meios de emergência devem ser proporcionais aos riscos existentes, este é um principio básico da segurança. Será que os riscos de naufrágios na nossa costa não justificariam rever todos os procedimentos existentes, acabando com toda a burocracia e tranferências de coordenações, criando uma estrutura operacional altamente qualificada e eficaz. No fundo, um 112 para o mar.

Outra questão que já li hoje, tem a ver com as circunstâncias do naufrágio. Pelo que entendi os pescadores não teriam os coletes de salvação vestidos. E o barco não deveria também ter meios de socorro próprios, boias, insufláveis, botes? Do que sabemos sobre a pesca é que é um trabalho duro, ingrato, mal pago. Será possível ao dono de um barco como este, ter todos estes meios? Ou ainda primeiro, será obrigatório? E se sim, será controlado? E os pescadores, terão formação sobre os procedimentos de segurança, como deverão ter todos os trabalhadores neste país? E ser-lhes-ão distribuidos os Equipamentos de Protecção Individual?

Da forma que sucessivas politicas governativas colocaram este sector, duvido seriamente que estas perguntas tenham respostas positivas. E é com tristeza e revolta que assistimos ao martirio destes portugueses e respectivas familias que por nascerem e viverem de e para o mar, continuam a sofrer as percas dos seus familiares. Só em Caxinas foram 79 em 26 anos. o que dá cerca de 3 por ano.

E fica a questão:
É isto o Portugal?
Um país que quer ser do primeiro mundo, e em que seis trabalhadores morrem a 15 metros da praia, no decorrer do seu trabalho, esperando pelos socorros que eles e todos nós pagamos com os nossos impostos?
É isto o Portugal?

1 comentário:

Anónimo disse...

Em vez de se fazer estádios que agora estão às moscas que se tivesse investido na modernizção destas e outras estruturas.